"O VIOLÃO BRASILEIRO tem longa e rica história, iniciada desde os primeiros colonizadores que aqui se estabeleceram. Trouxeram as Modinhas, Danças e formas musicais que foram as raízes que cresceram e frutificaram, dando a infra-estrutura que, acrescentada às músicas dos negros e índios, acarretaram uma variedade imensa de possibilidades melódicas, harmônicas e ritmicas. O violão sempre foi acompanhador, um instrumento secundário, mas de presença obrigatória, para dar a base à todas essas manifestações.
Com os grupos de choro, nossa música foi tomando um rumo em que o virtuosismo do instrumento e sua capacidade de improvisação eram necessários. Formou-se, assim, uma cultura de grandes músicos, com o violão tocado com rara habilidade nas rodas dos chorões. Deste segmento da música popular vieram inúmeros violonistas que fizeram parte da história musical Braileira, como João Pernambuco, Dilermando Reis, Américo Jacomino, Baden Powell, Garoto, Paulinho Nogueira e muitos outros. Cada um deles tinha uma personalidade própria marcante."
[Henrique Pinto]
p.s.: Roubei este texto de parte de uma crítica que o Prof Henrique fez à um album de um Violonista, publicado numa revista especializada.
Abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário