segunda-feira, 4 de abril de 2011

Anfetaminas...

Ultimamente tem se falado bastante sobre as drogas sintéticas (anfetaminas), sendo mais específico, sobre os famosos "Rebites", do popularesco, por causa do acesso fácil dos motoristas de caminhão nas beiras de estrada e postos de gasolina do Brasil à fora e que só agora chama a atenção da imprensa e autoridades. Os "caminhoneiros", como são conhecidos, fazem uso destas substâncias adquiridas ilegalmente para poderem suportar longas horas acordados, pois tratam-se de estimulantes muito fortes, inibidores, inclusive, da fome.
Vamos lembrar que as anfetaminas também são utilizadas pela grande maioria das mulheres para perderem peso. E digo mais, em 2005 fiz uma pequena pesquisa entre amigos, vizinhos, incluindo minha mãe, a mãe do meu filho, namoradas de amigos, mães de amigos, etc, e descobri que praticamente todas faziam ou fizeram tratamento à base das tais anfetaminas mascaradas com nomes tais como, sibutramina ou cloridrato de sibutramina, anfepramona, bromasepan, enfim, todos remédios de uso controlados, adquiridos facilmente em várias farmácias de manipulação da região e todas tinham receitas do mesmo médico, um tal Dr. Omar, bastante conhecido pela mulherada Florianopolitana. Eu dei um carinhoso apelido à esse sujeito, "Dr. Destruidor de Lares". O fato é que todas estas mulheres entrevistadas não eram sequer obesas e os efeitos dessa substância após um período de administração foram em vários casos desastrosos em suas vidas, desde mudanças bruscas do humor, depressão até ocasionando o rompimento de seus relacionamentos amorosos, etc.
Certa feita, numa conversa com uma médica do IML, aprendi que tais drogas causam lesões irreversíveis no cérebro e consequentemente distúrbios que provocam mudanças bruscas do comportamento feminino, mudanças afetivas e de valores. Arrematou dizendo, no nosso meio médico esses medicamentos são chamados de "Mata-ratos"!

Nenhum comentário: