quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dia Nacional do Samba

"Quem não gosta de samba
bom sujeito não é
É ruim da cabeça
ou doente do pé"

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Francisco de Asís Tárrega Eixea (1852-1909)


2009, Centenário da morte.

O Espanhol Francisco Tárrega foi um violonista fantástico que revolucionou o universo violonístico com composições que continham um elevado nível técnico e o primeiro a reunir em método a técnica do violão.

PS. Dia 15 de Dezembro seria a data de morte do Sr Tárrega, mas faço aqui minha homenágem antecipada, pois não sei se terei tempo em Dezembro!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Guitarra Elétrica vs Violão...


Procurei pela música
num instrumento elétrico
por mais de uma década,
que me desvirtuou...
me "Americanizou"!
A música sempre esteve ali,
próxima.
Chega de "parafernalias"
não aguento mais
carregar cabos, pedais,
trafos, amplificadores...
Chega!
Eu quero mais
é um bom Violão,
e uma boa Música Brasileira!
:)

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)


Há 50 anos falecia o irrequieto Maestro Brasileiro Heitor Villa-Lobos. Genial, nos deixou uma obra importantíssima que será lembrada e estudada por gerações e gerações.

domingo, 25 de outubro de 2009

Isaac Albéniz (1860-1909)




Compositor nacionalista espanhol nascido em Camprodón (em 29 de maio de 1860), província de Gerona, um dos mais originais representantes do nacionalismo musical de seu país em fins do século XIX. Com apenas quatro anos deu seu primeiro recital de piano em Barcelona, e a partir dos dez realizou numerosas turnês de concertos, tanto na Espanha como pela Europa e América Latina. Ao mesmo tempo, continuou aperfeiçoando sua formação musical, fundamentalmente em Barcelona e nos conservatórios de Leipzig e Bruxelas; neste último obteve o primeiro prêmio de piano. Depois de seu casamento (1883), entrou em contato com o maestro Felipe Pedrell, pioneiro da música nacionalista espanhola, que despertou nele o interesse pela composição.

Em busca de novos conhecimentos musicais mudou-se (1893) para Paris, onde em contato com um grupo de músicos que estudavam profundas propostas de renovação estética, entre os quais se destacavam Claude Debussy e Gabriel Fauré suas, extraiu sua técnica de composição, mantendo um estreito vínculo com a sensibilidade musical e o folclore de seu país. O resultado foi uma extensa e original produção musical composta de mais de 200 peças de diversos gêneros musicais: zarzuelas e dramas líricos, entre os quais se destaca Pepita Jiménez (1896); suítes orquestrais, como Cataluña; obras camerísticas e canções.

Seus melhores trabalhos, no entanto, foram as peças para piano, como Suite española e Rapsodia española, nas quais o espírito da música hispânica tradicional aparece refletido com magistral síntese. Sua principal obra nesse sentido seriam as 12 composições pianísticas da Suite Iberia (1906-1909), que, a par de sua enorme complexidade técnica, representou uma radical inovação dentro da música nacionalista espanhola. Morreu ralativamente jovem, em plena maturidade criativa, em Cambo-les-Bains em 18 de maio de 1909, França.

Figura copiada da página MANUEL FRANCISCO ISAAC ALBÉNIZ:
http://www.geocities.com/Vienna/Strasse/8454/

Quarteto Brasileiro de Violões em Florianópolis

GUITARRÍSIMO

O Quarteto Brasileiro de Violões apresentou-se dia 21-10-2009, às 20h no Teatro Álvaro de Carvalho, Centro - Florianópolis.
Uma Realização do Instituto Cervantes Florianópolis, Apoiado por: Ponteio Violão na Udesc; Fundação Catarinense de Cultura; Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e Governo de Estado Santa Catarina.





Apresentaram a "Suite Ibéria" de Isaac Albéniz pela primeira vez no Brasil,
em comemoração ao Centenário da Morte do Compositor/Pianista.

A Suite Ibéria foi escrita entre 1905 e 1908 e é composta de 4 cadernos de
3 peças cada um.

O QBV é formado por:

Everton Gloeden e Luiz Mantovani: Violão de 8 cordas
Clemer Andreotti e Tadeu do Amaral: violão de 6 cordas





Programa:

Parte I

Caderno 1 (á Madame Ernest Chausson)

- Evocación
- El Puerto
- Corpus Christi en Sevilla

Caderno 2 (á Blanche Selva)

- Rondeña
- Almeria
- Triana

Parte II

Caderno 3 (à Marguerite Hasselmans)

- El Albaiín
- El Polo
- Lavapiés

Caderno IV (à Madame Pierre Lalo)

- Málaga
- Jerez
- Eritaña





Em alguns momentos da apresentação do quarteto, impecável diga-se de
passagem, houveram alguns barulhos por parte da platéia pelo fato
da chegada do público que só pôde adquirir o ingresso na hora.

Outra curiosidade foi o fato do público inicialmente não localizar o
término dos cadernos para os aplausos sendo devidamente orientado pelo
Prof Everton Gloeden, o que culminou com saudáveis risos e aplausos!





Grande privilégio ao público Florianopolitano de apreciar a estréia de tão importante obra pianística, transcrita para violões.





Lamentável que esta tenha sido a derradeira apresentação do projeto "Guitarrísimo"! Espero oportunizarem projetos tão bons quanto esse no futuro, aqui na região da Grande Florianópolis.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Marcelo Kayath, debut recording...

Neste disco de estreia gravado em 1986, o jovem Marcelo Kayath esbanja técnica e musicalidade, e em sua constante busca pela perfeição, já que suas referências eram, nada mais nada menos que os irmãos Abreu, ele nos brinda com impecáveis interpretações deste variado programa:

1 - Garrotin & Soleares (J. Turina);
2 - Fandanguillo, Op 36 (J. Turina);
3 - Five Bagatelles (W. Walton);
4 - Ritmata (E. Krieger);
5 - Fandango (J. Rodrigo);
6 - Fantasy-Divisions (S. Dogson);
7 - Comme un Prélude (Etude No. 1) (A. Jolivet);
8 - Pieza sin titulo (L. Brouwer);
9 - Danza Caracteristica (L. Brouwer);
10 - Prólogo and Toccata, Op. 65 (M. Nobre).


Eu não tenho este disco, somente uma cópia muito mal feita por um colega da internet, onde, infelizmente, fora feita com um toca-discos com a rotação desregulada, fazendo a afinação ficar instável e/ou subir alguns comas, quase meio tom... uma pena.

Quem tiver o disco e quiser vender, ou mesmo tiver uma cópia boa por aí, avisem-me por favor!

Abraço!!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A Melhor Guitarra do Mundo!


Deve ser feita baseada na engenharia espanhola de Antônio de Torres, mas com fortes tendências ao estilo do alemão Hermann Hauser, criador da guitarra "absoluta" do concertista espanhol Andrés Segovia, lá nos anos 30. Mas também pode ser baseada em outros grandes transformadores como Robert Bouchet, Ignacio Fleta, David Rubio, Sérgio Abreu... são muitos.


Madeiras? Pinho ou Cedro na tampa, Jacarandá nas laterais e fundo, Mogno Cedro no braço, Ébano na escala. Eu particularmente não gosto da tampa de Cedro, parece que tudo fica meio embolado e instável na afinação. O Pinho deixa tudo mais estável e permite sonoridades mais pontiagudas, além das delicadas e graves. E prefiro construções mais tradicionais às modernas com resina epoxi, treliças de fibra, etc. Bem, é a minha referência do violão Sérgio Abreu. É meio pessoal, há quem discorde!
Luthiers consagrados como José Romanillos, David Hirschy, Sérgio Abreu, e outros, acabaram se baseando na escola Hermann Hauser, para criar os seus modelos, bem como aqueles que costumam fazer ótimas réplicas, como é o caso do inglês Simon Ambridge, que assim como Romanillos, também construiu um modelo baseado no Hauser dos anos 30, para o concertista Julian Bream.



O que o bom luthier deve ter é o "Padrão na construção", que é o que todos os mestres dessa arte têm.

Uma das minhas guitarras preferidas é feita logo ali, no Rio de Janeiro...


Pelas mãos habilidosas de Sérgio Abreu!

Ponto Pacífico.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Morre Lester Paul...


Lester William Polfus, mais conhecido por "Les Paul" morreu ontem (13-Ago-2009), aos 94 anos em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia. Nascido em 9 de Junho de 1915 em Waukesha - Wisconsin, Les Paul se interessou por música ainda criança, aprendeu gaita, banjo e violão. Aos 13 descobriu que colocando um receptor telefônico sob as cordas amplificava o volume podendo tocar com a orquestra e "ser ouvido".





Contudo muito volume gerava "microfonia" (os famosos "Overtones" explicados pela Física) o que fez com que este inquieto rapaz passasse a projetar um instrumento sólido que não resonasse tanto. Seu primeiro protótipo foi criado em 1941 e rejeitado por todos, inclusive pela Fábrica Gibson, que mais tarde acabou construindo seu projeto assim que souberam que um contemporâneo chamado Leo Fender tinha um protótipo de guitarra maciça a ser lançado.





Les Paul também criou o gravador de multicanais capaz de sobrepor pistas de gravação onde o músico pudesse registrar várias "performances".

Como músico ele só esteve 11 vezes na "parada de sucesso" Americana junto com sua esposa Mary Ford, conquistando 36 discos de ouro. É Mole?

Les Paul, Guitarrista, Gênio e Revolucionário!

domingo, 19 de julho de 2009

Quantas Molas? Eis a questão...


Sinceramente, nunca sei quantas molas utilizar na Strat! Ao vivo sempre toquei com 5. As vezes quero usar a alavanca como Hank Marvin, que a usava o tempo todo, e com muitas molas isso fica difícil, porém fico um pouco inseguro, minha mão bate muito forte nas cordas. A verdade é que o vibrato da Fender foi projetado para se usar a ponte flutuando, que é como Hank Marvin, David Gilmour, Ritchie Blakmore, Jeff Beck e tantos outros a utilizam. Mas com as 5 molas a guitarra fica com mais ataque, com afinação mais estável - e no caso de quem tem apenas uma guitarra é mais seguro, além de poder afinar 1/2 tom abaixo ou afinação aberta - e consequentemente com a ponte fixada ao corpo, que é exatamente como Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, Eric Clapton, Lance Lopez, e tantos outros a a utilizam.

O negócio é o cara ter Várias Strats!! De preferência de Várias cores...

:)

PS. A maior parte do tempo toco com as 5 molas indicadas para quem usa cordas medidas 0.011 (mas sempre utilizei medida 0.010)

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dia Mundial do Rock


Esta é uma imagem que representa bem este dia.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

quinta-feira, 2 de julho de 2009

O.V.N.I.



Mamããããããe!

A Terra está sendo invadida por OVNIS!!!

E os OVNIS estão atrás do Eric Johnson!!!!

O.O

Será o Eric Johnson um Extraterrestre??

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Poesia dos Pampas...

A CRIAÇÃO DA XOXOTA

Sete bons homens de fino saber
Criaram a xoxota, como pode se ver:
Chegando na frente, veio um açougueiro.
Com faca afiada deu talho certeiro
Um bom marceneiro, com dedicação.
Fez furo no centro com malho e formão
Em terceiro o alfaiate, capaz e moderno.
Forrou com veludo o lado interno
Um bom caçador, chegando na hora.
Forrou com raposa, a parte de fora.
Em quinto chegou, sagaz pescador.
Esfregando um peixe, deu-lhe o odor.
Em sexto, o bom padre da igreja daqui.
Benzeu-a dizendo: "É só pra xixi!".
Por fim o marujo, zarolho e perneta.
Chupou-a, fodeu-a e chamou-a...Buceta!

(Mario Quintana)

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Monterey Pop Festival...


Qualquer maníaco por guitarra sabe o que isso significa!

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Rectify (Gary Moore) Tab...




Gary Moore é um guitarrista que me ajudou muito quando descobri que gostava de Guitarra Blues-Rock. No início dos anos 90 tirei algumas canções do album "Still got the Blues" que acabaram mudando minha maneira de tocar. Mas, vou deixar bem claro, a fase Metal dele eu "Odeio"! Essa canção que anotei é do album "Scars" de 2002 pela Sanctuary Records que ele gravou em Trio com o baixista Cass Lewis (ex-Skunk Anansie) e o baterista Darrin Mooney (fundador do Primal Scream). Esse album contem muitos riffs no velho estilo Moore!!


1

2

3

4

5

6


sexta-feira, 8 de maio de 2009

Vibrações!


Grande album do Jocob com o Época de Ouro! Indispensável para nossa discoteca.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Música Instrumental...

Ontem, 3-5-2009

Encerramento com Yamandu Costa!











quinta-feira, 30 de abril de 2009

Floripa Instrumental


Hoje inicia o Festival de Música Instrumental na Freguesia do Ribeirão, sul da Ilha de Florianópolis. Evento patrocinado pela Natura, iniciará com Naná Vasconcelos e encerrará com Yamandu Costa.

Programa de apresentações:

30 de abril - quinta-feira
Abertura oficial - 21h
Show com Naná Vasconcelos

01 de maio - sexta-feira (feriado)
15h - Rio Vermelho Quarteto
21h - Alessandro Kramer Trio

02 de maio - sábado
15h - Roda de choro com músicos da Ilha e Arismar do Espírito Santo e Nailor Proveta
21h - Trio Madeira Brasil

03 de maio - domingo
15h - Banda da Lapa do Ribeirão
17h - Yamandú Costa

de 30 de abril até 02 de maio (quinta, sexta e sábado)
Jam Session com Cássio Moura, Arnou de Melo e Mauro Borghezan no Centro Paroquial da Praça da Freguesia do Ribeirão - início às 23h.

As apresentações serão realizadas gratuitamente na praça da Freguesia do Ribeirão.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dia Nacional do Choro...

Ontem, dia 23 de Abril, foi o dia Nacional do Choro. Aqui em Florianópolis aconteceu uma comemoração organizada pelo Clube do Choro no Teatro Álvaro de Carvalho onde o principal homenageado era o maestro Pixinguinha, que estaria completando 112 anos. Apresentaram-se grupos locais de clarinetes e formações clássicas com violão de 7, bandolim e pandeiro.

Salve Pixinguinha!!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Miséria...

"A burocracia é miséria, a corrupção é miséria, a estupidez brasileira é miséria. Somos miseráveis cercados de miseráveis por todos os lados".

(Arnaldo Jabor - Cineasta e Crítico Cultural)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia da Mentira.

Mentira tem perna curta.

Já dizia o dito popular.

¬¬

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ronnie Earl & The Broadcasters "Soul Searching"


Gravado em 1988 este é o terceiro album de Mr Ronnie Earl pela Black Top Records. Conta com a participação de Darrell Nulisch nos vocais, Jerry Portnoy (ex-Muddy Waters) na Gaita e uma "Jam" com Duke Robillard nas penúltima faixa. Em cd tem uma faixa bônus. Que Beleza!!

Na época que eu comprei este vinil ele quase furou de tanto que eu ouvia... :)

Músicas:
1. Backstroke
2. Ships Passing in the Night
3. You're the One
4. Soul Searchin'
5. It's My Soul
6. Evening Sun
7. Jerry Jumps
8. After All
9. I Don't Believe
10. Blues for Bone
11. Sufferin' (Extra Track)