terça-feira, 5 de agosto de 2014

Japão Quatro Estações, por Masami Ganev e Igor Ishikawa



"Faz 69 anos que uma Bomba explodiu no Japão, em Hiroshima. Ali, 210 mil mortes foram contabilizadas. 70 mil de forma instantânea e a soma foi se fazendo ao longo dos dias.

Eu não lembrava desse fato, quando aceitei o convite do Marco pra ir ao Teatro Álvaro de Carvalho para ouvir o Duo Masami Ganev e Igor Ishikawa, na apresentação Japão Quatro Estações.

As Quatro Estações foram inseridas de forma bastante interessante. A forma como a cultura japonesa se adequa e se molda à natureza, foi representada no programa. Músicas de saudação na primavera, o início do ciclo. Música de exaltação no Verão, Músicas de introspecção e de saudade, no Outono e no Inverno. E músicas de renovação e anseios, encerrando e recomeçando o ciclo, com a primavera.

Foi um lindo espetáculo. A voz da Masami Ganev é de uma doçura, de uma delicadeza... A sua interpretação diversas vezes me emocionou, mesmo não entendendo patavinas da letra em japonês. E assim, ficou aquela certeza de que música definitivamente não tem idioma.

O violonista Igor Ishikawa, na minha interpretação totalmente leiga no assunto, tocou lindamente. Eu não gosto quando escuto aquele barulho de dedo arrastando na corda. E hoje não ouvi. Isso deve ser bom!

O repertório, explicado pela japonesa Masami, que falou o nosso idioma com bastante desenvoltura, nos trouxe a música japonesa já mesclada com as influências ocidentais, a partir do final do século XX.

Mas, ainda sim, conseguimos notar quando a música é "mais oriental" e "menos ocidentalizada". Mais no início do século XX, mais pura e mais pro final do século XX. Não sei explicar como se consegue notar isso, eu sou apenas uma ouvinte aprendiz! Mas é a melodia, a forma como a letra se encaixava na música. Simplesmente não se pareciam como nada da "nossa" música.





Ao final do espetáculo de uma hora, fomos brindados com a lembrança pela data de hoje. Fazia meia hora que o Japão havia sido alvo da primeira bomba atômica da história. Às 20:15, do dia 05 de agosto no Brasil, Hiroshima era atingida, iniciando uma história que ninguém gosta de contar ou lembrar. Mas ela existe.

O Duo executou a música Rosa de Hiroshima, do Vinícius de Moraes. Uma singela e linda homenagem à lembrança do momento. Quando as luzes se acenderam, pude perceber todos bastante emocionados pelo momento."

Texto e foto: Ariane Angioletti

Nenhum comentário: