sábado, 19 de julho de 2014

Precisão, sincronia, emoção... Duo Abreu



A primeira vez que escutei o duo de Sérgio e Eduardo Rebello Abreu, foi através de umas fitas K-7 que eram do pai de um contrabaixista que tocava com meu pai, e se tratava do programa de rádio "Seis Cordas - Panorama Internacional do Violão no Séc. XX", no caso, os programas 2 e 6, que tratavam da obra de Villa-Lobos, apresentado por Everton Gloeden. Foi algo mágico, toda aquela precisão, sincronia, e emoção, mas principalmente as interpretações do "Prelúdio No. 1" e "Estudo No. 1" de Villa-Lobos, por Eduardo. Eu toco esse estudo do Villa, e até hoje sou assombrado pela interpretação do Eduardo...


Nessa mesma época eu comprei o segundo álbum do duo, de 1969 pela CBS, intitulado "Os violões de Sérgio e Eduardo Abreu", que acabei vendendo pra um colecionador e posteriormente adquiri-o novamente. Logo em seguida também comprei o primeiro Lp de 1968, pela gravadora Decca, original da Inglaterra, e que podem ser vistos nas fotos.
Eu trabalhava com o meu pai, no estúdio da minha família, e tive a oportunidade de ter alguns equipamentos de gravação, pratos a minha disposição, então pude fazer um trabalho de cópia de uma centena de bons discos do meu acervo, incluindo esses dois citados. Para preservar os lendários Lps.

Nessa altura eu já havia decidido que o violão teria que fazer parte da minha vida, e eu teria que dar um novo rumo, haja visto que os instrumentos elétricos, e a bateria eram uma constância na minha família.



Sendo assim, os Lps "O violões de Sérgio e Eduardo Abreu" juntamente com o "Solitude on guitar" de Baden Powell (que foi o primeiro disco de violão que eu comprei), e o "Julian Bream '70s", foram álbuns responsáveis pela minha paixão pelo violão. ;)

Nenhum comentário: